Na tarde desta terça-feira (29), aconteceu o primeiro passeio (experimental) da Villa Poti, uma nova ferramenta de promoção do turismo náutico na capital piauiense. A embarcação, tipo catamarã, levou um grupo de autoridades pelo Rio Poti, no trecho entre o pier no Centro de Educação Ambiental até a Ponte Estaiada. O trajeto, de aproximadamente 40 minutos, foi marcado pela brisa agradável do fim de tarde nublado.

“Nós temos uma capital entre dois rios com pouco turismo relacionado às águas. A gente acredita que isso será um plus a mais. Vamos usar tanto para passeios diurnos, que vão interligar o Zoobotânico até a Potycabana, com coquetéis, festas de aniversários ou jantares noturnos” esclareceu Carina Câmara, superintendente da Secretaria do Turismo (Setur).

O catamarã tem capacidade para 35 pessoas. Possui dois andares e uma sala vip climatizada. A embarcação é considerada multiuso, podendo ser utilizada para fins de lazer, trabalho, pesquisa e atividades educativas.

A Villa Poti será gerida apor intermédio de uma parceria público-privada. A concessionária é o Bioparque Zoo, o mesmo que administra o antigo Parque Zoobotânico. A empresa precisa montar um plano de trabalho e submeter à apreciação da Setur para análise e aprovação, antes de começar a operar. A previsão é de abrir a atração ao público no mês de maio.