10 Junho, 2017 10:48

Picos - a cidade Modelo

(Francisco Leal)
Igreja vista do Morro da Mariana

Picos, a Cidade Modelo, é um dos mais importantes municípios piauienses, sendo uma referência na região centro-sul do estado e o principal entroncamento rodoviário do Nordeste, ligando o Piauí ao Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia. Sua forte influência econômica afeta não só as cidades circunvizinhas como também outros estados. Essa força surgiu com a pecuária e logo se estabeleceu com o comércio. Aliás, Picos possui uma das maiores feiras livres da região Nordeste e realiza diversos eventos ligados ao agronegócio onde, além da pecuária, o mel é um destaque. Na cidade vizinha de Bocaina, há uma barragem homônima, que é bastante utilizada pela população também como balneário. Na parte cultural, destaca-se a catedral de Nossa Senhora dos Remédios, templo em estilo neogótico, e o museu Ozildo Albano, que possui um acervo sobre a história do município.

Como Chegar?

Avião: A empresa Piquiatuba faz voos regulares de Teresina a São Raimundo Nonato, com escala em Picos, duas vezes por semana.

Carro:De Teresina, o caminho mais simples é seguir em direção ao sul do Piauí pela BR 316 até Picos. Como a cidade é um entroncamento rodoviário, está cortada também pelas BRs 020, 230, 407 e pela PI 379.

Ônibus: as empresas Líder (86 - 3218 1977) e Guanabara (86 - 2107 1992) fazem linha saindo de Teresina.

Centro

No Centro de Picos, está a Catedral de Nossa Senhora dos Remédios com seus 90 vitrais, altares em mármore de Carrara e 40 metros de altura, pode ser vista de vários pontos da cidade. Ao redor encontra-se a feira popular, uma das maiores do Nordeste que se esparrama pelas ruas centrais com suas bancas de temperos, verduras, artesanato entre outras coisas. Na Praça Josino Ferreira, está o Museu Ozildo Albano, com relíquias da história piauiense e um artigo milenar: uma lâmpada de azeite do século I da era Cristã, vinda da catacumba de São Calisto. Uma visão privilegiada dessa região pode-se ter a partir do mirante do Morro da Mariana, no bairro homônimo.

 Açude

O açude fica na cidade de Bocaina, a cerca de 20 quilômetros de Picos e funciona não só para o abastecimento como também como fonte de lazer, sobretudo nos feriados prolongados.